NEGROANJOLIVRE, não há o que questionar, aqui apenas dou uma pincelada do que acredito ser amor e amar, entretanto, através de histórias, realidades e experiências, descubro a importância da vida e o valor do ser humano. Atribuo e compartilho com minha amada, fonte inesgotável de serenidade, respeito e reciprocidade... o mar é revolto, mas naveguem! Até o entardecer. Marcos A F Lima.
NEGROANJOLIVRE
quarta-feira, novembro 28, 2012
BATENDO NA MESMA TECLA... E A EDUCAÇÃO?
Há muito que manifesto minha indignação com a educação brasileira mas alguns colegas que se auto denominam Phd na área, ignoram minhas lúcidas declarações... Não, jamais existirá educação de qualidade quando um país não investe nem sequer 30% do seu PIB em educação e tampouco quando o modelo educacional é copiado de outro país, onde não deu certo pelo seus elaboradores, e principalmente por entender que a realidade de um país de primeiro mundo é diferente de um país economicamente emergente(Brasil). A nossa realidade vai além dos saberes ou dos pilares da educação, estamos bem distantes dessas realidades, podemos perceber que os poucos esforçados educadores, estão as portas das Faculdades e Universidades gastando aquilo que poderia ser um bom plano de saúde, um bom fundo de previdência, uma economia para uma reforma na casa, para aquisição de um carro, para um passeio com a família e outros mais, sempre com a finalidade de acompanhar a febre da tecnologia e fazer cursos que não passam de meras repetições de conteúdos ultrapassados interiormente e apresentados com uma nova capa, como se realmente fosse algo novo, talvez um carbono usado... acredito que o que mais deixa o povo brasileiro indignado é que o dinheiro que realmente deveria ser usado e aplicado na educação, simplesmente a massa do Governo Federal utiliza para exibir suas propagandas falsas de que o Brasil está no caminho certo, qual caminho? aquele que tem uma pedra ou melhor uma rocha de corrupção? Agora aprenderam a construir um país para gringo ver, para mostrar que de alguma forma se faz alguma coisa, porém, esquece que os incentivos nos países que querem reduzir suas taxas de analfabetismos, com objetivos de tornar seu cidadão mais crítico, mais humano, mais pesquisador, mais determinado, mas consciente, começa e é aplicado na educação de casa, familiar. O cidadão tem direito a moradia, a trabalho, transporte público de qualidade,escola toda equipada e com qualidade, e tecnologia de ponta, e os educadores trabalham menos, além de ganhar um turno remunerado para ampliar seus conhecimentos, essa não é a nossa realidade, não sei sinceramente se será algum dia... Pergunto ou desafio o mais otimista cidadão brasileiro se ele sabe onde está aplicado o dinheiro que foi roubado descaradamente de nossa nação e se fora devolvido, o porque não aplicá-lo em educação. Não é necessário nos enganar com suas propagandas pois já sabemos que nosso IDEB só sobe quando é para justificar o porque aquele ou aquele outro partido merece assumir a presidência, o governo ou o município em época de politica, como diz Boris:ISTO É UMA VERGONHA...Que país é este? que gasta o dinheiro público para nos ludibriar mas não oportuniza o mesmo para o presente e futuro desta nação, pois o passado já ferraram mesmo, então onde está a ordem e o progresso de nossa bandeira... para refletir a solução é EDUCAÇÃO para que ainda haja saída para esta nação... Educação viu. Até o entardecer, Marcos A F Lima
domingo, novembro 25, 2012
O DESABAFO VIII...CHEGOU A HORA!
Eu a vi e achei especial... depois de algum tempo passei a amá-la de forma e meio natural. Construir um castelo imaginário não para prendê-la e sim para afagá-la em meus sentimentos... Queria eu, amar-te com a perfeição dos anjos, não me importando se existe marcas ou não. Sabe, minha expressão de amor e divina flor, não quero muito, mas o pouco que eu tiver, sendo ao teu lado já me sinto feliz. Sei que a caminhada é árdua e atroz mas também sei que, a cada momento tenho muito mais estímulo para prosseguir e jamais cogitar a possibilidade de desistir. Foi assim, tudo começou a primeira vez que a vi, menina, sonhadora, delicada e misteriosa, cheia de mania, toda dengosa mas como o piscar de olhos o vento me levou para mundo distante onde a cada instante vivi experiências diferentes e cheia de pedras, levei pedradas do menino, da moça, do velho, do conhecido, do desconhecido e quando não levei ,tropecei nas pedras a minha frente... tudo bem, seguir como um errante e de forma errada fui muito mais que intrigante, fui anjo, fui tolo, fui homem, fui menino, fui demônio, fui nada e nada fui, sei lá, estive perdido em mim e no meu próprio ego, egoísmo!Aqui vi o diabo na terra dos viventes e confesso, só Deus para me manter vivo gente! Entretanto, durante todo este tempo e contratempo comigo você estava, nada a provar...depois dos tropeços da vida, mergulhado num universo até então desconhecido: drogas não, bebidas não, prostituição não, roubo não, louco talvez, mas aqui é tudo natural, pois quem é diferente neste sistema de coisas pode ser anormal. Voltando a minha anedota,quer dizer, história,depois de inúmeras tentativas em destruir-me apareço não vencedor ,também não vencido porém com uma força enorme de entender porque gente destrói gente e mesmo amando, matamos, em nome do amor, somos loucos? Acredito que não, creio que queremos posse quando na verdade devemos dividir, compartilhar, doarmos e assim segue... flores ainda vencem canhões, nascem em meio a lama, arrancam sorriso de ditadores e enfeitam caixões de homens que agiram todo tempo com desumanidade e aí? É sempre a pergunta! o amor é a resposta para tudo, sobrevivi a tudo, critiquei, fui criticado e com razão, errei como todos e me ergui como poucos, corri, saltei, vivi, gostei, encantei, desencantei, chorei, quase morri, mas se sofri ou se chorei, é que emoções ainda viverei ao teu lado, você gata, é a razão de ter suportado tudo isso porque Deus me segurou pelo menos para que pudéssemos um dia dizer um ao outro o que ficou guardado depois daquele longo silêncio... não preciso de tempo, não preciso de espaço apenas quero deixar claro neste desabafo que o Supremo Deus me proporcione ainda que seja por pouco tempo a oportunidade de compartilhar minha vida, nossas vidas, ao teu lado... não diz respeito à sociedade e sim a nós que seremos um só em Deus, claro que com nossas limitações mas determinados em tornar os pequenos gestos em grandiosos momentos, pode gravar e repartir é para a eternidade...AMO VOCÊ. Até o entardecer! Marcos A F Lima
quinta-feira, novembro 22, 2012
"EX TOTO CORDE"...AME-SE
Relutar para que? Desajeitado,sorridente,preocupado mas sincero e fiel... podem sorrir, outrora fui oposto,
porém a carpintaria do Sr. José torna direito até os tortos e foi assim: meu coração já não aguentava solidão e nem muito fingir paixão , até ti encontrar, aí como relata a Bíblia faz-se brotar o "renovo de Davi" em minha vida e como nas asas de Ícaro meio filosófico meio real você ressurge das cinzas, não necessariamente das cinzas claro que é uma metáfora. Bem, o importante é esclarecer que mais uma vez profetizei quando escrevi o seguinte pensamento; "Sonhar é invadir o impossível tornando-o possível sempre" e daí? Daí que minha vida deu um giro de 360º e antes que eu passasse mal passei a fazer as coisas certas. Caminhante como sempre, certo ou errante fui ao fundo do universo e ao ver o diabo de perto , entendi que merecia os céus... pura crendice. Contudo, quem foi que disse que mesmo na minha pequinês não podia agir diferente, calma gente! dormi em porão, dormi no chão, catei latinha, vivi das sobras mas não faltou VONTADE... olhei ainda com a visão turva e o coração palpitante, já não me importava nem com meu semblante, ergui o turbante e fui avante... No caminhar joguei pedra em santo, encontrei gente que achei confiante, me ferrei, prossegui mais adiante e ao contemplar o horizonte percebi que não estava só... OBSERVEM! Do outro lado em algum lugar do mundo talvez não muito distante, alguém, talvez um iluminado por Deus de longe gritou-me: FAZ COMO O CEGO BARTIMEU! aí estendi as mãos e as dei a palmatória, sofrível e amargo fora aquelas horas no entanto, era preciso pois depois dos vendavais malditos e dos olhos aflitos e desejantes que eu morresse, já sucumbindo estava quando pelo impulso maravilhoso da tecnologia e seus adereços, sem me cobrar ou estipular preço, você, menina bela, rosa, porem espinhenta ainda que desconfiada finalmente me encontrou e agora, agora, não sei se choro ou se imploro, se canto ou silencio para num dia quem sabe quente ou frio, num dia calmo ou como as ondas do mar,bravio, escutar tua adocicada voz em impiedosa ação, depois de uma longa e coerente meditação, dizer-me apenas, ainda que vagarosamente,desconfiadamente mas com olhar fixo e de plena felicidade, como alguém que não perde a oportunidade do suspense, porém com altivez de Rainha, voltar, acolher-me em teus braços, acariciar minha cabeça e com um kiss sútil, sussurrar em meus maltratados ouvidos aquilo que parece uma canção quando estás a pronunciar: bom dia meu anjo!hum que arrepio!nada mais a declarar, é pra você mesmo. Até o entardecer! Marcos A F Lima
porém a carpintaria do Sr. José torna direito até os tortos e foi assim: meu coração já não aguentava solidão e nem muito fingir paixão , até ti encontrar, aí como relata a Bíblia faz-se brotar o "renovo de Davi" em minha vida e como nas asas de Ícaro meio filosófico meio real você ressurge das cinzas, não necessariamente das cinzas claro que é uma metáfora. Bem, o importante é esclarecer que mais uma vez profetizei quando escrevi o seguinte pensamento; "Sonhar é invadir o impossível tornando-o possível sempre" e daí? Daí que minha vida deu um giro de 360º e antes que eu passasse mal passei a fazer as coisas certas. Caminhante como sempre, certo ou errante fui ao fundo do universo e ao ver o diabo de perto , entendi que merecia os céus... pura crendice. Contudo, quem foi que disse que mesmo na minha pequinês não podia agir diferente, calma gente! dormi em porão, dormi no chão, catei latinha, vivi das sobras mas não faltou VONTADE... olhei ainda com a visão turva e o coração palpitante, já não me importava nem com meu semblante, ergui o turbante e fui avante... No caminhar joguei pedra em santo, encontrei gente que achei confiante, me ferrei, prossegui mais adiante e ao contemplar o horizonte percebi que não estava só... OBSERVEM! Do outro lado em algum lugar do mundo talvez não muito distante, alguém, talvez um iluminado por Deus de longe gritou-me: FAZ COMO O CEGO BARTIMEU! aí estendi as mãos e as dei a palmatória, sofrível e amargo fora aquelas horas no entanto, era preciso pois depois dos vendavais malditos e dos olhos aflitos e desejantes que eu morresse, já sucumbindo estava quando pelo impulso maravilhoso da tecnologia e seus adereços, sem me cobrar ou estipular preço, você, menina bela, rosa, porem espinhenta ainda que desconfiada finalmente me encontrou e agora, agora, não sei se choro ou se imploro, se canto ou silencio para num dia quem sabe quente ou frio, num dia calmo ou como as ondas do mar,bravio, escutar tua adocicada voz em impiedosa ação, depois de uma longa e coerente meditação, dizer-me apenas, ainda que vagarosamente,desconfiadamente mas com olhar fixo e de plena felicidade, como alguém que não perde a oportunidade do suspense, porém com altivez de Rainha, voltar, acolher-me em teus braços, acariciar minha cabeça e com um kiss sútil, sussurrar em meus maltratados ouvidos aquilo que parece uma canção quando estás a pronunciar: bom dia meu anjo!hum que arrepio!nada mais a declarar, é pra você mesmo. Até o entardecer! Marcos A F Lima
Assinar:
Postagens (Atom)